top of page

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO

     A Expedição Cirúrgica é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da USP criada em 2013 e tem como objetivo principal a formação social, acadêmica e profissional dos alunos da Faculdade por meio de ações que visem atender populações vulneráveis e melhorar as condições de saúde de localidades afastadas do Brasil.

   A Expedição Cirúrgica surgiu como um ramo de outra grande extensão chamada Bandeira Científica, pautada na assistência, pesquisa e ensino. Ao longo de quinze anos de atuação já levou atendimentos de alta qualidade para os municípios em que fez parceria, com realização de diversos exames, pesquisas, projetos assistenciais e um trabalho abrangente de mais de um ano com cada município selecionado.

    Foi idealizada por um grupo de estudantes orientados pelo Dr. Maurício Abrão (Professor da FMUSP, chefe do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da USP e do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo), junto da Dra. Rosanne M. Kho (médica da Cleveland Clinic de Ohio-EUA e parceira internacional do projeto). Juntos, decidiram adaptar parte da Bandeira Científica para atender às demandas cirúrgicas de cada município parceiro.

     A missão da Expedição baseia-se em um tripé: Ensino, Assistência e Pesquisa. No âmbito de Ensino, o projeto leva aproximadamente 20 alunos do curso médico da FMUSP e permite que adquiram uma nova visão a respeito da realidade brasileira, afastando-os do núcleo de alta complexidade e grande financiamento existente na Faculdade e em São Paulo. Muito além disso, cria uma semente e interesse pela área cirúrgica, onde atuam lado a lado de grandes cirurgiões brasileiros e utilizam a melhor tecnologia existente, doada e financiada pelos nossos apoiadores e patrocinadores. Sendo assim, o âmbito assistencial é igualmente privilegiado, na medida em que populações de cidades com pouca infraestrutura e sobrecarga do sistema de saúde têm acesso à medicina de nível internacional e altamente humanizada. Com relação à pesquisa, o projeto visa fomentar o lado científico dos acadêmicos. Os professores incentivam a realização de pesquisas durante e após a expedição, que já suscitaram apresentações de diversos trabalhos em congressos brasileiros e universitários.

  Desde 2015, a Expedição Cirúrgica tem crescido com o apoio e a entrada de novas especialidades, sendo elas Radiologia, Patologia, Anestesiologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo, encabeçada pelo Dr. Fábio Atui (médico do HCFMUSP e do Hospital Sírio Libanês, além de voluntário e organizador do projeto Expedicionários da Saúde). Já em 2017, para permitir o contínuo crescimento do projeto, assim como sua profissionalização, houve a desvinculação da Bandeira Científica. Nesse ano de 2017, foram realizadas mais de 50 cirurgias e 330 ultrassonografias em Goioerê (PR).

  Em 2024, na cidade de Guarantã do Norte (MT), a EC-FMUSP atingiu marcas ainda maiores, passando das 90 cirurgias e de mais de 500 ultrassonografias, além de 93 inserções de DIUs. Em 2025, planejamos ampliar ainda mais o projeto, por meio da possível entrada de novas especialidades cirúrgicas e da ida para estados mais distantes de São Paulo, de modo a ampliar ainda mais o espectro de atenção oferecido pela Expedição Cirúrgica nos últimos anos. Para isso, será necessário maior aporte financeiro e realização de parcerias com empresas dos setores da saúde e de transporte, principalmente. 

15A78CC6-272E-4344-B632-B797EDF6E590.jpeg

NOSSA MISSÃO

Nossa missão é contribuir para a formação social, acadêmica e profissional dos alunos da universidade, por meio de ações que visam a melhoria das condições de saúde de populações vulneráveis do Brasil.

_MG_2688MSP799iiyj.jpg

NOSSOS VALORES

Ensino, assistência e pesquisa.

“Em um país com extremas desigualdades socioeconômicas, a EC-FMUSP visa melhoras objetivas no presente a partir da realização de atendimento clínico, exames de imagem e cirurgias minimamente invasivas em populações carentes, mas também o desenvolvimento da consciência crítica e do aprendizado técnico para os médicos do futuro.

18806A0C-952F-4500-B96E-92D2643E52E5.jpeg
bottom of page